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Gerenciamento

GESTÃO DE PROJETOS

Comprei um lote, contratei a arquiteta Mônica Padilha, ela orientou iniciar pelo anteprojeto da casa.
A gestão de projetos pode ser aplicada a essa situação? Avaliemos o ciclo de vida de um projeto, de acordo com o PMBOK (PMI, 2008) trata-se de uma sequência de fases através das quais o projeto evolui do princípio ao fim.
A fase de um projeto contém um conjunto de atividades. Nesse caso da fase anteprojeto, é realizada uma visita no lote, é contratado um levantamento topográfico, e são elaborados desenhos técnicos como planta baixa, cortes, fachada, planta de cobertura, gradil, uma imagem 3D externa. Nos cortes é mostrada a inserção da edificação no terreno. São definidos acessos, níveis, circulação.
Um ciclo de vida clássico segue uma sequência geral, em cada fase são criados novos produtos ou resultados. Para a construção de um empreendimento, ou para a etapa de projetos podemos aplicar os processos de gerência de projetos.
Na etapa de estudos prévios trabalha-se com os conceitos de viabilidade e factibilidade, na viabilidade avalia-se possibilidades de poder realizar o projeto, o que inclui pontos de vista econômicos, sociais, ambientais, técnicos, legais, de mercado …
No quesito factibilidade verifica nas situações listadas acima que integram a viabilidade se é possível realizar, se o projeto for factível nos pontos listados então torna-se viável.
Em arquitetura, dentro de viabilidade, pode ser incluído um estudo de legislação, tanto em arquitetura quanto em áreas correlatas, engenharias, incorporações. No estudo de legislação são verificados os parâmetros de construção que são possíveis para um determinado lote.
No início de um projeto é importante ter uma ata de constituição ou um charter, ele documenta a decisão, autoriza formalmente a existência de um projeto, confere ao diretor do projeto autoridade para aplicar recursos da organização no mesmo. Esse documento também oficializa a nomeação do gerente ou diretor e deve ser autorizado por quem empreende ou patrocina o projeto.
Processos de início, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento, são etapas importantes do grupo de processos de gerência de projetos. Lembrando que são etapas cíclicas, que interagem através do monitoramento e controle e que com o encerramento há as etapas pós encerramento. Que podem ser incluídas nele, mas que dizem respeito a registrar aprendizado, ou ainda dentro do ambiente de projeto um controle no processo de transferência do resultado do projeto ao cliente.
Devem ser incorporadas ao projeto atividades necessárias para assegurar a satisfação das partes interessadas, enquanto critério de qualidade e êxito. Há também os registros de projeto que devem ser documentados e convertidos em ativos de processos. Sendo as lições aprendidas pela organização que desenvolve o projeto colocadas à disposição da organização com propósito de apoiar processos de melhoria contínua.
Na instituição Padilha Arquitetura e Urbanismo aplicamos as fases de projeto e grupos de processos desde a etapa de elaboração dos projetos: anteprojeto, projeto de interiores, projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico, de climatização. Para realização do cálculo estrutural é contratada a sondagem.
Antes de iniciar a obra tem a etapa de aprovar o projeto na prefeitura e solicitar o alvará para construção.
Dessa forma, em todas as fases o gerenciamento integrado possibilita êxito nos projetos e serviços entregues.

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